As tendências no mercado SaaS internacional para 2024 já foram anunciadas por especialistas na área. Isso porque esse mercado está em processo de crescimento com estimativa de atingir US$ 908,21 bilhões em 2030, segundo o Fortune Business Insights.
Esse crescimento explosivo significa que a indústria de SaaS se tornou uma grande oportunidade de negócio para empresários no Brasil e no mundo. Porém, é necessário entender essas tendências para conseguir prosperar nesse setor.
Veja as tendências do mercado SaaS para 2024, a seguir.
Foco no cliente
Isso não é uma novidade, mas deve ser reforçada para que fique sempre em foco. Conforme os consumidores vão amadurecendo suas necessidades e exigências se tornam mais específicas. Por isso, os empresários do mercado SaaS precisam entender que a criação de soluções que reflitam essas expectativas é quase uma regra.
PaaS
Outra tendência para 2024, é o desenvolvimento e a comercialização de PaaS (Plataforma como Serviço). Esse insight se torna realidade porque as empresas cada dia mais têm necessidade de abandonar processos complexos e adotar sistemas mais flexíveis. Nesse sentido, o PaaS é uma ótima alternativa.
IA generativa
A IA generativa é um recurso adicional para desenvolver e aprimorar produtos SaaS, pois facilita a criação de conteúdo, a pesquisa de mercado, o suporte personalizado, a automatização de tarefas, o gerenciamento de design, entre outros. Dessa forma, é possível usar mais criatividade e inovação para criar SaaS mais adaptados às necessidades dos usuários.
SaaS verticais
Os SaaS verticais que já eram tendência em 2023, continuarão em alta em 2024. Por se tratar de uma solução mais específica e personalizada tem grande aceitação do mercado, em especial nos setores, como seguros, saúde ou finanças.
Plataformas no-code e low-code
Graças às plataformas no-code e low-code o mercado SaaS não precisa ser apenas para programadores. Isso porque por meio delas é possível construir soluções sem ou com baixo código. Dessa forma, a empresa SaaS tem mais eficiência e flexibilidade e, ao mesmo tempo, processos automatizados que geram mais lucro.
Finanças incorporadas
Outra tendência de 2024 no universo do Software como Serviço é a implementação de gateways e soluções de pagamento integrados aos aplicativos SaaS. Esse recurso se tornou indispensável para agradar desde os usuários mais simples até os mais exigentes.
Pesquisa por voz
A pesquisa por voz já é uma tendência antiga no mundo dos mecanismos de busca, como o Google e o Bing. Porém, essa novidade também se aproximou das soluções do mercado SaaS. Diante disso, em 2024, a tendência é que as empresas SaaS otimizarão seu conteúdo para recursos de pesquisa por voz utilizando para isso técnicas de SEO (Search Engine Optimization).
Bots de bate-papo inteligentes
O uso de bots de bate-papo inteligentes não é uma novidade, mas é uma tendência para as empresas SaaS. Isso porque esse recurso integrado com inteligência artificial é essencial para o gerenciamento eficaz de clientes e usuários.
Software de colaboração
A demanda por soluções de colaboração, como Trello, Asana, Basecamp, entre outros, aumenta a cada dia. Pois, as pessoas tendem a preferir trabalhar juntas compartilhando dados e informações. Assim, a criação desse tipo de SaaS pode ser uma opção para as empresas desse setor que pretendem crescer em 2024.
Análise de sentimentos
Por fim, a análise de sentimentos é uma tendência de 2024. Ela ajuda a analisar o feedback e as respostas dos clientes com base no processamento de linguagem natural para entender se a mensagem é positiva, negativa ou neutra. Isso apoia os empresários SaaS a tomar decisões mais informadas.
Algumas dessas tendências já estavam em foco em 2023 e continuarão em 2024. Outras são novidades que precisam da atenção dos empresários desse mercado. Dessa forma, será possível usar esses insights para que as empresas SaaS brasileiras também tenham o mesmo desempenho dos grandes nomes do mercado internacional.