Com o potencial de revolucionar a operação de empresas de todos os portes, a tecnologia SaaS desponta como uma tendência em franca ascensão no Brasil. 

Recentes pesquisas indicam um aumento anual de quase 20% na demanda por esse modelo de software como serviço. 

Esse crescimento, impulsionado especialmente pelas pequenas e médias empresas, revela um mercado em expansão que promete gerar frutos significativos para investidores e empreendedores.

Entenda o que dizem as pesquisas sobre a tecnologia SaaS

As previsões que apontam o crescimento na demanda pela tecnologia SaaS no Brasil se devem especialmente à atenção que ela recebe de pequenas e médias empresas (PME).

Conforme o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), hoje existem mais de 6 milhões de PMEs no Brasil. Deste número total, menos de 5% fazem uso, atualmente, de soluções SaaS, embora elas ofereçam uma série de vantagens.

Todavia, ao que tudo indica esse cenário está mudando e há um crescente interesse justamente destas empresas nas soluções oferecidas pela tecnologia SaaS.

De acordo com uma pesquisa de 2022 feita pelo Google com 1.500 empresas brasileiras, somente no ano passado a busca pelas soluções SaaS cresceu 19,1%.

Esses dados são complementados pelo estudo Mapeamento do Ecossistema Brasileiro de Startups, que foi promovido pela Associação Brasileira de Startups entre agosto e setembro de 2021. De acordo com ele, 41% das startups têm investido no modelo SaaS.

Portanto, de um lado existe uma crescente demanda que também encontra oferta, ainda que ela não seja suficiente no momento. Por isso, investir em tecnologia SaaS ainda é uma grande oportunidade.

Nos tópicos abaixo, entenda mais sobre o crescimento da busca pelas soluções SaaS.

Otimização de custos

Em primeiro lugar, a aposta em tecnologia SaaS ajuda na otimização de trabalhos e, ao mesmo tempo, no barateamento das operações de empresas, independentemente do tamanho que elas tenham.

Além disso, não há necessidade de que as empresas invistam na criação de um software próprio e interno. Ao usar SaaS, elas podem até mesmo personalizar a ferramenta de acordo com as necessidades que possuam e as soluções existentes no software.

Afinal, não há necessidade de compra de licenças para cada um dos dispositivos utilizados. Além disso, as informações ficam concentradas na nuvem, o que facilita o acesso e, inclusive, opera em favor da produtividade das empresas.

Manutenção simplificada

O uso de SaaS por empresas pequenas, médias ou grandes também se mostra interessante pela descomplicação da manutenção dos softwares. O que acontece é que ela fica a cargo do desenvolvedor que oferece o produto, e não do contratante.

Portanto, trata-se de mais um fator que leva à diminuição dos gastos que o negócio tem com a implementação e uso de tecnologia.

Além disso, isso permite que as empresas tenham acesso às atualizações sempre em primeira mão, sem a necessidade de compra de uma nova licença do produto.

Acompanhamento mais próximo dos trabalhos

O uso de tecnologia SaaS, independentemente do nicho ao qual ela pertença, tem a vantagem de permitir aos gestores um acompanhamento mais próximo do trabalho de suas equipes.

Isso acontece independentemente se elas prestam serviços de maneira presencial ou home office. Assim como se estão espalhadas por diferentes filiais ou não. As informações e o progresso das atividades sempre estão presentes online.

Crescimento de demandas específicas

Outro motivo pelo qual a busca pela tecnologia SaaS aumentou e deve continuar crescendo é o fato de que seus desenvolvedores apostam cada dia mais em softwares com fins específicos. Eles abarcam demandas igualmente específicas.

Por exemplo, existem tecnologias SaaS de produtividade e colaboração ferramentas, como o Google Workspace, o Asana e o Trello. Já o Dropbox e o Google Docs, oferecem tecnologia para armazenamento e compartilhamento de arquivos.

O Brasil também possui tecnologia SaaS específica, tais como as seguintes plataformas: Contabilizei, Vindi, Gympass, Resultados Digitais, Rock Content, Conta Azul, Ellevo Next, Didatiko, Lincon, Flash People, Caju Ciclos, entre tantas outras empresas.

Com a conquista de uma nova fatia do mercado pelas tecnologias SaaS, tanto as empresas nacionais quanto internacionais devem manter seu crescimento em alta, conforme indicam as pesquisas citadas anteriormente. Essa demanda, então, demonstra uma oportunidade de negócios para quem quer empreender em tecnologia.

Recommended Posts