Domine o mercado com SaaS: entenda o que é SaaS e como ele pode te transformar em um empresário de verdade
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Não tem jeito, o SaaS é o modelo de negócio do momento. Moderno, ele garante o acesso a serviços e softwares com mais praticidade e segurança. Por isso, cresce cada vez mais.
A boa notícia? A área apresenta muito espaço para ser ocupada por novos serviços e ferramentas. Portanto, é uma ótima oportunidade para você empreender.
Então, convidamos você a continuar a sua leitura e conhecer mais sobre essa oportunidade.
Tire todas as suas dúvidas sobre ela: descubra o que é, como funciona, seus benefícios e como empreender em um negócio deste tipo.
Boa leitura!
O que é o SaaS?
SaaS é a sigla utilizada para representar o “Software as a Service” ou o “Service as a Software”. Isto é, trata-se do Software como um Serviço ou um de um Serviço como um Software, respectivamente.
Este tipo de tecnologia se caracteriza por atender uma demanda cujo acesso e uso é disponibilizado como um serviço ou software.
Mas, como assim? Pois bem, considere os modelos tradicionais de software. Neles, você precisava comprar a autorização de uso.
Logo depois, era necessário instalar o programa no seu computador e, a partir disso, usá-lo enquanto durasse a autorização.
Já o SaaS, funciona de modo diferente. Ao invés de concentrar o lucro de quem o disponibiliza em uma só venda, ele se apresenta como um serviço ou software disponível a partir de uma assinatura.
No lugar de precisar de um servidor para sua instalação e para depositar informações, os softwares no modelo “as a service” mantêm as informações na nuvem e não necessitam de instalação para funcionar.
Portanto, enquanto os softwares tradicionais se portavam como um produto, aqueles que atuam na condição de SaaS se portam como um serviço.
Não há uma única venda e acesso restrito, assim como não há restrição de acesso às informações em um só lugar.
Qual a diferença entre Software as a Service e Service as a Software?
Como mencionamos anteriormente, SaaS pode significar tanto Software as a Service quanto Service as a Software. Mas, afinal, qual a diferença entre eles?
O Software as a Service é um software oferecido como um serviço, ou seja, você desenvolve e vende ao cliente um programa para ele usar. Assim, o software tem um papel principal no processo.
Nesse caso, podemos citar como exemplo a Salesforce, que oferece um software de gerenciamento de CRM.
Ou seja, vende para o mercado um programa hospedado na nuvem que ajuda seu público-alvo a gerenciar o seu relacionamento com os clientes.
Já o Service as a Software, oferece soluções de serviços por meio de um software, ou seja, aqui o valor percebido pelo cliente é o serviço que ele se propõe a entregar e o software é apenas coadjuvante no processo.
Por exemplo, a Uber, o Airbnb e a Netflix podem ser classificados como Service as a Software, pois não oferecem um software para os seus clientes, mas sim o serviço de táxi, de hospedagem e de entretenimento, respectivamente.
É essencial que você entenda essa diferença, assim é possível encontrar muitas oportunidades de mercado e criar um negócio SaaS que atenda às necessidades de um grande número de pessoas.
Como funciona um negócio SaaS?
Uma vez que é um software que se oferece como um serviço, ou vice-versa, ele pode funcionar com a concessão sob uma assinatura.
Ela pode ser por uso (pay-per-use), mensal, bimestral, semestral, anual ou, ainda, um misto de opções de precificação. Portanto, não há a compra de um produto, mas há um serviço a ser assinado.
Além disso, como estratégia de marketing, um grande número dos SaaS disponíveis hoje no mercado oferecem uma versão gratuita.
Ela permite acesso a parte dos seus serviços ou software sem que para isso haja necessidade de uma assinatura. Isso atrai novos clientes interessados em obter ainda mais vantagens.
Além disso, o SaaS funciona de modo que é possível ter acesso a ele e às suas ferramentas de diferentes modos.
Em outras palavras, o seu cliente consegue usá-lo e acessar as informações em diferentes canais. Por exemplo, pelo celular, pelo computador e pela Smart TV.
Isso é possível pelo fato de que a disponibilização das ferramentas e das informações fica na nuvem.
Por isso, não depende de um servidor local ou de um programa instalado em um dispositivo específico.
Quais são os tipos de SaaS?
Do mesmo modo que os softwares tradicionais se tornaram abrangentes e plurais, os que se apresentam no modelo “como serviço” também são bastante diversificados.
Hoje, é possível encontrar os mais diferentes tipos de SaaS, como o horizontal e o vertical, cujas funcionalidades são diferentes entre si.
Por exemplo, também existem os SaaS que se destinam para o streaming e o acesso, em tempo real, a filmes, séries e documentários.
Além disso, também existem os que se voltam aos pagamentos, análise de métricas e até mesmo escritório virtual.
Quais são os exemplos de SaaS?
Você provavelmente faz uso de softwares como serviço ou serviços como software sem sequer perceber isso.
Afinal, eles já estão no meio de nós e se tornaram bastante populares, pois facilitam o acesso a informações e conteúdos.
Pois bem, um ótimo exemplo de SaaS (Service as a Software) é o Spotify.
Ele se apresenta como um serviço de áudio, no qual é possível ter acesso a conteúdos de música, podcasts e mais. Apesar dele oferecer uma versão gratuita, ela é limitada.
Portanto, para ter acesso a mais conteúdos, ter mais controle da navegação no aplicativo e dispensar propaganda no meio das músicas e episódios.
Por isso, neste caso, o cliente deve pagar uma parcela mensal, que corresponde a uma assinatura.
Note que o Spotify pode ser acessado de qualquer lugar, seja pelo navegador da web ou pelo aplicativo próprio para celular ou para computador.
Isso sem falar na possibilidade de acessá-lo pela Smart TV e por assistentes digitais, como a Alexa.
E esse é apenas um dos exemplos de SaaS que se fazem presentes no nosso dia a dia. Quer conhecer mais alguns? Então, vamos lá:
- Netflix;
- HBO Max;
- Amazon Prime;
- Deezer;
- PayPal;
- DropBox;
- Google Drive;
- Zendesk;
- Trello;
- Clicksign;
- Arquivei;
- Rock Content e mais!
Portanto, diariamente lidamos com softwares ou serviços desse tipo que se oferecem em diversos nichos, para diferentes fins.
Apesar de serem bastante plurais, eles ainda possuem um grande espaço para a aplicação de inovações e novos serviços.
Qual a diferença entre SaaS, IaaS e PaaS?
A disponibilização de produtos na condição de serviços é cada vez mais comum. E ela não ocorre apenas com o SaaS.
Pois também encontramos outros formatos, como é o caso do IaaS e PaaS. Veja abaixo o que cada um deles representa e como se diferenciam.
O IaaS corresponde à Infraestrutura como Serviço. Ele corresponde ao fornecimento de um serviço de computação em nuvem.
Por isso, por meio dele é possível ter acesso a recursos como rede, armazenamento e virtualização. Veja exemplos:
- Microsoft Azure;
- Amazon Web Services;
- Google Compute Engine, etc.
Já o PaaS, por sua vez, corresponde à plataforma como um serviço, ou “Platform as a Service”.
Aqui, ele se relaciona com a concessão de um espaço para a hospedagem e para a implementação de softwares e de hardwares.
Essas plataformas, então, são úteis para o desenvolvimento de aplicativos baseados na nuvem. Confira alguns exemplos:
- OpenShift;
- Force.com;
- AWS Elastic Beanstalk;
- Google App Engine, etc.
O SaaS, IaaS e PaaS correspondem à disponibilização de serviços a partir de assinaturas.
Além disso, todos são baseados em sistemas de nuvem. Contudo, cada um deles se volta para um fim específico.
O SaaS oferece serviços e softwares diversos, enquanto o IaaS trabalha com a disponibilização de infraestruturas para serviços e o PaaS com um espaço de desenvolvimento.
Quais são as vantagens do SaaS?
As vantagens em usar um SaaS são claras, certo? A partir dele, é possível ter acesso à informações e ferramentas sem limitações geográficas.
O valor para usá-las é mais acessível e é possível pagá-las somente enquanto o uso for necessário.
Da mesma forma, saiba que empreender em SaaS também é um ótimo negócio!
Afinal, este é o modelo de negócio que mais faz sucesso atualmente, seja pela alta demanda ou pela possibilidade de garantir uma renda recorrente.
Conheça, então, as principais vantagens de empreender com SaaS.
Receita recorrente
Um dos grandes motivos para você empreender em SaaS é que esse modelo gera uma economia recorrente.
Afinal, não há uma venda única do produto. Na verdade, o que acontece é um pagamento periódico, seja mensal, bimestral ou semestral.
Com isso, há entradas recorrentes de dinheiro, o que facilita as previsões de caixa e a organização da empresa.
Demanda por SaaS nacionais
Outro motivo para você empreender neste segmento é pelo fato de que existe demanda, no mercado, por opções de SaaS nacionais.
Afinal, ainda que existam SaaS brasileiros, os mais comumente utilizados são estrangeiros.
As empresas, então, buscam soluções nacionais que, para elas, tornam-se mais baratas pela cobrança ser feita em real.
Desse modo, é possível introduzir um produto brasileiro e que preencha essa necessidade.
Fidelização do cliente
Quem vende SaaS tem mais facilidade em fidelizar os clientes.
Isso acontece justamente porque este tipo de software ou serviço conta com a divulgação dos próprios clientes.
Com isso, chega em novas pessoas e garante mais conversões.
Proximidade com o cliente
Ainda, outro motivo pelo qual empreender e vender SaaS é um ótimo negócio é que este tipo de ferramenta permite mais proximidade com o cliente do que o software enquanto produto.
Uma vez que o serviço ou o software é disponibilizado por meio de uma assinatura, ele também se renova constantemente.
Para isso, você pode contar tanto com os feedbacks dos clientes quanto com as tendências do mercado. Tudo isso faz do SaaS um negócio muito interessante, portanto.
O que é um negócio SaaS e como criá-lo?
Um negócio SaaS nada mais é do que um modelo que se baseia na disponibilização, ao público, de um Software as a Service ou Service as a Software.
Isto é, de um software como um serviço ou um serviço como um software, e não como um produto.
Como vimos acima, empreender nessa área é uma excelente ideia para surfar nessa onda lucrativa.
Por isso, você deve pensar seriamente em entrar nesta área, pois os frutos tendem a ser bastante fartos.
Mas, como fazê-lo? Para isso, existem alguns passos que não devem ser deixados de lado, tais como:
- Analise um problema a ser resolvido, uma demanda do mercado, seja ela referente aos particulares ou às empresas;
- Faça pesquisas de mercado e saiba o que já está disponível nesta área, quais são as suas limitações e a forma de atuação;
- Identifique qual é o seu público-alvo, de modo a desenvolver tanto o serviço ou o software quanto o seu processo de marketing com base nele;
- Tenha um plano de negócio que leve em consideração as ferramentas necessárias, o prazo de lançamento, os canais de vendas, os recursos disponíveis, etc.;
- Precifique o seu negócio, defina a plataforma de vendas e a divulgue;
- Teste o seu produto SaaS por meio de uma versão beta ou MVP (produto mínimo viável), que pode ser um software ou não;
- Faça as alterações necessárias antes do lançamento definitivo do SaaS;
- Acompanhe as métricas.
Qual o ciclo de vida do cliente SaaS?
Assim como em todo serviço ou produto, o cliente do SaaS também conta com um ciclo de vida.
Este é formado por fases que são de grande importância para que o negócio realmente encontre sucesso.
Conheça abaixo quais são elas de maneira resumida:
- Conhecimento: nesta primeira fase, o cliente toma consciência de que possui um problema a ser resolvido e, a partir de então, busca soluções;
- Consideração: após conhecer as possíveis soluções para o problema, o cliente passa a considerá-las. Isto é, analisá-las de acordo com sua eficácia e compatibilidade com a situação;
- Qualificação: passa a colher mais informações sobre a sua marca, de forma a se tornar um lead;
- Avaliação: aqui, o cliente está prestes a tomar uma decisão e busca respostas para as últimas dúvidas, assim como busca vantagens;
- Compra e ativação: neste momento, o cliente passa a usar o seu SaaS como forma de resolução de suas demandas.
Depois disso, os clientes do seu software ou serviço passam a utilizá-lo e avaliá-lo, especialmente em relação às expectativas criadas mediante o que foi prometido a eles.
Ainda, é possível que ele passe pela fase de upsell. Este é o caso, por exemplo, de clientes que iniciam com os produtos SaaS e depois passam a habilitar (e pagar) novos recursos.
Ou, então, aos serviços que possuem diferentes níveis de assinaturas.
Por fim, o ciclo do cliente SaaS termina com a renovação, pois se trata de um serviço de assinatura.
Como fazer a precificação do seu SaaS?
A precificação é chave para que você tenha realmente um negócio SaaS de alta recorrência, pois o preço é determinante para conquistar os clientes durante sua jornada de compra.
Para isso, você precisa levar em consideração uma série de coisas, tais como:
- Quem é o público-alvo e o poder aquisitivo dele;
- Os investimentos que foram necessários para a disponibilização do SaaS;
- Recorrência de pagamentos (mensal, bimestral, semestral, anual, etc.);
- Monitoramento do mercado e de outros produtos semelhantes;
- As funcionalidades e os benefícios de cada um dos pacotes de assinatura, etc.
Levando em consideração essas informações, fica mais fácil definir um preço justo para os clientes e, ao mesmo tempo, ideal para o crescimento exponencial do seu negócio.
Como usar as métricas para medir o desempenho do SaaS?
Existem diversas métricas que são úteis a modelos de negócio SaaS. Por isso, não deixe de usá-las para medir o sucesso do seu produto e, também, das suas ações de marketing.
Dentre as principais métricas utilizadas, temos:
- Custo de Aquisição por Cliente (CAC);
- Lifetime Value (LTV);
- Lead Conversion Rate (LCR);
- Receita Mensal Recorrente (MRR), etc.
Vale destacar que é impossível manter um negócio em crescimento se você não sabe os resultados que está obtendo no dia a dia.
Então, não deixe de mensurar os indicadores e aplicar ações de melhoria nos casos necessários.
Assim, poderá ter um negócio SaaS de alta recorrência que cresce exponencialmente proporcionado o resultado esperado.
Quais são os desafios do empreendedor com foco em SaaS?
Hoje, os principais desafios dos negócios SaaS envolvem a proteção de dados, uma vez que a Lei Geral de Proteção de Dados trouxe novos parâmetros e obrigações para as empresas.
Além disso, também existem desafios criativos referentes ao encontro de demandas de serviços. Assim como a manutenção dos clientes ativos mesmo em tempos de crise.
Por que empreender em um negócio SaaS?
Ao final deste texto, você deve estar se perguntando: por que devo empreender em um negócio SaaS, não é verdade?
Apesar dos desafios, este continua sendo um negócio em crescimento, cujas demandas aumentam cada vez mais.
A digitalização de processos, produtos e serviços cria o espaço perfeito para que o SaaS se desenvolva.
Além disso, este é um ótimo momento para empreender, especialmente porque o mercado nacional ainda apresenta poucas opções e muita demanda.
Quer empreender no segmento SaaS e não sabe por onde começar?
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Até o próximo post.