Skip to content
SaaS Insights

Conheça exemplos de SaaS e aprenda como esse modelo de negócios pode impulsionar seu sucesso

Escrito por Equipe Rafaela Campos
Adicione o texto do seu título aqui
07.06.2023 às 20:00

Escalando seu negócio para 1MM ARR

Descubra como aumentar a base de clientes de forma progressiva, mesmo em um cenário de concorrência acirrada e sem alto orçamento de vendas e marketing.

Encontre fácil

Hoje, o que não faltam são exemplos de SaaS tanto de origem nacional quanto internacional e que fazem sucesso entre o público. 

Este modelo de negócio está cada vez mais diversificado e presente em diferentes nichos e segmentos do mercado.

O SaaS vai muito além do entretenimento, assim como não se restringe mais às necessidades de empresas e da gestão de projetos. 

Na verdade, ele abrange diferentes interesses, expectativas e necessidades, por isso está associado a diversos nichos diferenciados.

Mas, quais são os SaaS mais famosos, como eles funcionam e para qual objetivo eles se direcionam? 

Conhecê-los é uma forma de reconhecer quais são as possibilidades em que você pode empreender na área e que ainda não contam com opções disponíveis no mercado.

Então, que tal continuar a leitura e conhecer os principais SaaS existentes? Venha conosco e acompanhe.

Como funciona o SaaS?

Antes de mais nada, é importante mencionar que SaaS tem dois significados: Software as a Service e, também, Service as a Software.

Portanto, ele lida com os softwares não como produtos que são adquiridos uma única vez, mas sim como serviços cujo uso e acesso depende de uma assinatura recorrente.

O SaaS, então, garante um bom fluxo de caixa e a entrada recorrente de dinheiro. 

Além disso, ele também permite o acesso por diferentes dispositivos e em locais diversos, de modo que não restringe o uso da aquisição apenas em um local.

Isso favorece o crescimento exponencial do negócio SaaS, por isso é uma grande oportunidade para você empreender.

Por que é importante conhecer exemplos de SaaS?

É essencial conhecer exemplos de SaaS porque assim você tem a chance de saber ainda mais sobre os modelos de Software as a Service ou Service as a Software, sua importância, abrangência e uso.

Ou seja, ao conhecer esses exemplos você tem uma compreensão maior sobre o que são e como funcionam.

Além disso, quem tem interesse em empreender na área também pode entender onde o SaaS já está presente e quais são as lacunas deste mercado

Isto é, onde eles ainda não surgiram e quais são as necessidades do público que ainda não são atendidas por eles.

Em resumo, ao conhecer os exemplos de SaaS você pode entender como esses negócios funcionam.

Do mesmo modo, é a oportunidade perfeita para começar a sua pesquisa sobre em que nicho e para que necessidade é possível empreender em um SaaS.

Quais são os exemplos de SaaS nacionais?

Embora a maioria dos softwares oferecidos como serviços usados no Brasil sejam internacionais, aqui já existem diversos produtos disponibilizados neste formato. 

Conheça abaixo alguns exemplos de SaaS de origem brasileira.

Queima Diária

O Queima Diária é uma plataforma de exercícios físicos cujo acesso pode ocorrer pelo celular, computador ou Smart TV. 

Nele os assinantes têm acesso a diferentes tipos de aulas para a prática de atividades físicas voltadas para diversos objetivos.

O pagamento da plataforma pode ser feito de maneira mensal ou, então, por meio de uma assinatura anual. Portanto, há uma recorrência de renovação de assinaturas.

Gupy

O Gupy é um dos exemplos de SaaS nacionais mais famosos no Brasil. Ele é uma plataforma direcionada à seleção e recrutamento de candidatos. 

Por isso, facilita o dia a dia do RH de diferentes empresas, pois atua na formação de banco de talentos e muito mais.

Rock Content

A Rock Content também é uma plataforma SaaS que tem origem no Brasil. Ela atua no ramo do marketing digital, especificamente no marketing de conteúdo. 

Dessa forma, a Rock seleciona freelancers que produzem textos de diferentes formatos para os seus clientes.

Nesse sentido, ela lucra com o crescimento tanto dos profissionais quanto das empresas que conseguem um bom posicionamento na SERP dos mecanismos de buscas.

Clicksign

Outro software que é oferecido na condição de SaaS e que faz bastante sucesso no Brasil é o Clicksign. 

Ele se dedica à assinatura digital de documentos, garantindo uma certificação juridicamente aceita. Com ele, é possível assinar qualquer coisa de qualquer lugar.

Quais são os exemplos de SaaS internacionais?

Agora chegou a vez de conhecer alguns tipos de SaaS internacionais, mas que também fazem muito sucesso no Brasil e contam com vários clientes brasileiros. 

Confira alguns deles abaixo.

Netflix, Prime Video, HBO Max, Star+ e outros

Serviços de streaming, como Netflix, Prime Video, HBO Max, Star Plus, Disney Plus, Apple TV, Paramount Plus e outros, nada mais são do que exemplos de SaaS, neste caso Service as a Software.

Eles preenchem todos os requisitos deste formato de negócio, uma vez que são serviços entregues via software que exigem assinatura e renovação dela recorrentemente.

Assim como podem ser acessados de diferentes dispositivos, em lugares diversos.

Spotify, Deezer e outros

Outro dos exemplos de SaaS que está relacionado com o mundo do entretenimento é o streaming de música, como Spotify, Deezer e outros. 

Ele permite o acesso em diferentes dispositivos e exige, para o acesso aos conteúdos sem propagandas e com outros benefícios, a assinatura paga do serviço.

Dropbox, Google Drive e outros

Nem só de entretenimento vivem os exemplos de SaaS internacionais. 

Muitos deles são direcionados ao desenvolvimento de tarefas, inclusive conjuntas e remotas, bem como à disposição de dados de maneira segura.

Um bom exemplo disso são os softwares, como Dropbox e Google Drive, que permitem que arquivos diversos (PDF, fotos, vídeos e muito mais) sejam salvos na nuvem e acessados de qualquer lugar.

Além disso, eles podem ser criados e editados por mais de uma pessoa, desde que todos tenham autorização para o acesso. 

Por isso, facilitam o trabalho remoto e conjunto, o que os tornou ainda mais importantes nos últimos anos.

Trello, Todoist e outros

Também relacionados ao trabalho conjunto, mas igualmente à distribuição de tarefas e à gestão de projetos, temos o Trello e o Todoist. 

Eles são exemplos de SaaS cujo uso e procura também cresceu enormemente nos últimos 3 anos.

Adobe

O Adobe, software de proteção e cibersegurança de dados e dispositivos, também funciona, hoje, como um SaaS. 

A princípio ele era comercializado como um software tradicional, mas se adaptou às novas tendências e exigências do público.

Por que construir o negócio SaaS antes do produto SaaS?

Essa pergunta parece ser complexa, mas a resposta é simples. 

Isso porque essa é uma maneira de compreender melhor não apenas o mercado, mas o próprio objetivo que o seu produto SaaS terá.

Assim como para quem ele será direcionado e como chegar até o público-alvo desejado.

O desenvolvimento do negócio, então, acontece junto com a criação da imagem da empresa e da definição de objetivos de acordo com seus respectivos prazos.

De qualquer modo, é importante ressaltar que empreender em SaaS é uma ótima decisão.

Especialmente, porque existe uma demanda no mercado que ainda não encontra produtos que sejam capazes de saná-la, seja nacional ou internacionalmente.

Então, se você ficou interessado neste assunto e acredita que o negócio SaaS é ideal para os seus objetivos, não deixe de participar do Encontro de Negócios Rumo ao Milhão com SaaS.

Com os conhecimentos que repassamos neste encontro e a sua experiência, você já consegue ter uma visão mais clara de como construir um negócio SaaS de alta recorrência. 

Não perca tempo, venha conosco.

Outros artigos que você pode gostar...

plugins premium WordPress