Holding brasileira de aquisição de startups de SaaS com receita líquida de R$ 123,7 milhões em 2022 estreou na Nasdaq, a segunda maior bolsa de valores do mundo, na qual grandes empresas de tecnologia, como Google, Amazon e Apple, abrigam suas ações.

Com o código “NVNI”, a Nuvini entrou na Bolsa com ajuda da Spac (Companhia com Propósito Especial de Aquisição) do fundo americano Mercato Partners. Nesse caso, a empresa recebe recursos no momento do IPO (oferta pública inicial) e, somente depois de ser adquirida pela Spac, se torna de capital aberto para que seus papéis sejam negociados na bolsa.

Nesse tipo de processo, a confiança dos acionistas se concentra na gestão da Spac, ou seja, na capacidade dos gestores de administrar e encontrar oportunidades de negócio valiosas. Por isso, esse modelo se tornou muito popular no mercado financeiro americano, já que desburocratiza o ingresso de empresas no mercado de capital.

Vale destacar que o IPO via Spac facilita a abertura de capital, pois reduz o custo e a burocracia do processo. Isso seria diferente no caso do IPO tradicional. Portanto, é uma maneira das empresas SaaS brasileiras conseguirem entrar na bolsa para obter mais investimentos.

Além dessa injeção de dinheiro, a fusão com uma Spac pode favorecer a expansão do negócio, pois ajuda no pagamento de dívidas, aquisição de novas tecnologias, execução de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos SaaS, entre outras ações.

Por outro lado, esse processo também oferece riscos, assim como qualquer investimento no mercado de capitais, já que existe a possibilidade do negócio adquirido por meio da Spac ter seu valor superestimado ou ser mal administrado.

A Nuvini atua na compra e desenvolvimento de negócios SaaS nas Américas. Atualmente, ela possui sete empresas no seu portfólio, dentre elas: Leadlovers, Ipê Digital, Effecti, Datahub, Onclick, Mercos e SmartNX. E com a sua entrada na Nasdaq, tem planos de adquirir de quatro a seis negócios por ano.

Assim como ela, outras empresas SaaS brasileiras podem aproveitar a tendência de crescimento para os próximos anos e encontrar alternativas menos custosas para expandir seus negócios dentro e fora do Brasil. Sempre levando em consideração as suas metas financeiras e estratégicas para não perder de vista os objetivos da empresa.

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