Construir um negócio SaaS é uma ótima forma de investir o seu tempo, esforço e dinheiro para garantir muitos frutos. 

Esta é uma área que cresce constantemente e, por isso, entrar nela e fazer parte deste nicho agora é uma excelente decisão.

Afinal, trata-se de uma área que, além de estar em crescimento, também é nova. 

Ainda há poucas empresas que oferecem este tipo de serviço no mercado, especialmente no nacional. Isso, por sua vez, faz com que haja uma grande demanda de negócios do tipo.

Para que seus esforços e investimentos realmente obtenham o sucesso almejado, são necessários alguns cuidados. 

São exatamente eles que você encontra no texto que segue. Por isso, continue sua leitura e os confira para construir seu negócio SaaS.

O que é um negócio SaaS?

Essa é a expressão que ilustra um negócio que desenvolve e oferece soluções SaaS

Isto é, tanto no formato Software as a Service, que nada mais é do que um software na condição de um serviço. 

Quanto no formato Service as a Software, que se trata de um serviço entregue por meio de um software.

Lembre-se de que construir o negócio SaaS é essencial para que você consiga colocar no mercado o seu produto SaaS e obter sucesso.

Dizemos isso, porque sem uma empresa estruturada e estratégias bem definidas as suas soluções não tem base para crescer exponencialmente.

Então, não se esqueça que o negócio SaaS deve vir antes do produto e nunca antes.

Qual a diferença entre o Software as a Service e o software tradicional?

Os softwares tradicionais têm como características principais a concessão a partir de uma única compra e o uso em um único lugar.

Por exemplo, ao investir em um antivírus tradicional, você pagava uma única taxa para usá-lo. 

Além disso, o uso do produto comprado era limitado apenas ao uso em um único software, como o computador.

Já o SaaS, corresponde a um software cuja concessão é feita por uma assinatura. 

Portanto, no lugar do pagamento único, entra um pagamento recorrente, que pode ser por uso, mensal, bimestral, semestral, anual, etc.

Além disso, a assinatura do software permite, ao usuário, o uso dele em diferentes dispositivos. 

Afinal, não se trata de um produto que fica restrito ao uso em um lugar. Aqui, a assinatura dá mais liberdade ao usuário.

Um bom exemplo de SaaS são os serviços de streaming, que são negócios SaaS no formato Service as a Software.

Eles permitem acesso pelo computador, tablet, celular ou Smart TV. Para isso, cobram uma assinatura que deve ser renovada periodicamente.

Como construir um negócio SaaS de sucesso?

Os negócios desse tipo se mostram bastante lucrativos

Isso se deve tanto à demanda do público quanto à entrada recorrente de novos recursos advindos da renovação das assinaturas.

Portanto, tratam-se de bons negócios. Abaixo, veja algumas táticas principais de como empreender neste nicho e como desenvolver um negócio SaaS de sucesso.

Analisar suas experiências e expertises

Em primeiro lugar, para construir um negócio SaaS, tanto de Software as a Service como de Service as a Software, analise quais são as suas experiências e expertises. 

Com isso, você já sabe em quais áreas pode somar e como usar os seus conhecimentos para o desenvolvimento do seu produto.

Identificar uma oportunidade de mercado

Não basta saber no que você é bom. 

É imprescindível que haja a junção entre suas expertises e uma demanda do mercado que ainda não tenha um produto ou serviço correspondente à disposição.

Isto é, saiba o que já existe no mercado em relação aos negócios SaaS. 

Também, quais são as demandas do público e como é possível alimentá-las com um software na condição de um serviço.

Conhecer a fundo o público-alvo

Após entender qual é o nicho em que você vai aplicar o seu negócio SaaS, o próximo passo é conhecer a fundo o público-alvo. 

Conheça-o, saiba qual é o perfil demográfico dele (renda, nível de escolaridade, região de moradia, etc), bem como seus desejos, dores e necessidades.

Com isso, você consegue desenvolver o seu produto com base no que o público deseja. A mesma coisa acontece com o desenvolvimento das estratégias de marketing.

Definir o modelo de negócios

Um negócio SaaS deve ter a delimitação do modelo de como ele irá operar. 

Por exemplo, o tipo de SaaS adotado, a forma de assinaturas, os serviços disponíveis para cada tipo de assinatura, formas de cobrança, etc.

Estruturar o marketing

Para que o seu negócio SaaS seja conhecido e chegue até o público-alvo, você precisa estruturar o seu marketing. 

E aqui não falamos em contratação de agências e sim no desenvolvimento interno da inteligência de marketing do seu negócio.

Depois disso, você até pode contratar agências para executarem o operacional, mas deixar o sucesso da sua empresa na mão de terceiros, não tem se mostrado uma boa decisão empreendedora.

E não se esqueça de desenvolver o marketing com vistas na captação de leads e nas dores e necessidades da sua persona.

Desenvolver um MVP

Não deixe de desenvolver o MVP do seu negócio SaaS. Ele é o Minimum Viable Product, corresponde à versão mais simples de um produto, como se fosse uma versão beta.

Porém, ele precisa também entregar o Máximo Valor Possível para que sua empresa prospere. 

Ele serve para testar a aceitação do público, delimitar problemas que requerem alterações, etc.

Planejar a arquitetura da plataforma

Um negócio SaaS depende da arquitetura do que você oferecerá. Ela corresponde às formas de acesso, à facilidade de uso, segurança de dados, etc. 

Por isso, não deixe de pensá-la.

Contratar bons profissionais de desenvolvimento

Para que o seu negócio SaaS saia do papel, você precisa de bons profissionais de desenvolvimento à disposição, sejam eles part-time, full-time, on-demand ou mesmo freelancers.

É ela que tornará o produto algo real e palpável. Por isso, busque bons profissionais de TI e desenvolvimento.

Crie uma jornada de sucesso encantadora para o seu cliente

O suporte, o sucesso e o atendimento ao cliente estão no cerne de um bom negócio SaaS. 

Construa uma jornada de pequenas vitórias que seu cliente terá a partir do uso do seu produto SaaS e garanta que eles sejam atendidos de forma rápida, eficiente e humana.

Tudo isso para que eles sintam que existem pessoas naquele negócio que se importam com os clientes. Não se esqueça que pessoas se conectam com outras pessoas.

Coletar feedback dos clientes

Para saber se o seu negócio está fazendo sucesso e suas chances de crescimento, o feedback dos clientes é imprescindível. 

Com isso, você pode fazer ajustes e garantir uma proximidade com o cliente, que aumentará as chances dele ficar cada vez mais tempo com você.

Monitorar métricas de desempenho

Junto aos feedbacks, coletar e acompanhar as métricas é essencial. Afinal, o que não é medido, não é melhorado.

Várias métricas são relevantes, como as que medem o retorno do investimento, o custo do produto e o crescimento do negócio.

Não vamos aprofundar este assunto neste post, mas assine a nossa newsletter para ser avisado quando liberarmos o conteúdo exclusivo sobre este tema.

Evoluir o produto SaaS

Por fim, porém não menos importante, produtos SaaS são associados à inovação e, por isso, não evoluir o produto com novas funcionalidades e melhorias pode dar a impressão de que não tem ninguém cuidando daquele produto.

E, infelizmente, isso tende a levar os clientes a olharem outras opções e, muitas vezes, escolher outros fornecedores que pareçam mais antenados com as necessidades do mercado.

Por isso, evite que seu cliente considere seu SaaS um produto defasado.

Quais são os desafios enfrentados pelo empreendedor SaaS?

O mercado é repleto de empresas que buscam o crescimento exponencial, por isso o empreendedor SaaS encontra diversos desafios no seu caminho, assim como os demais empreendedores de outros modelos de negócios.

Dentre os desafios mais específicos de empreendedores SaaS, estão equilibrar o foco no produto e o foco no cliente, precificar estrategicamente seu produto para construir caixa, autoridade e cases no mercado.

Assim como conhecer profundamente seu mercado para manter seu negócio crescendo e se destacando dos demais.

Por isso, para você que deseja percorrer essa jornada e construir seu negócio SaaS, lembre-se de assinar a nossa newsletter.

Assim, poderá encontrar informações essenciais para aproveitar as vantagens de um SaaS de alta recorrência que conquiste o mercado.

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