As métricas de SaaS são essenciais para analisar o crescimento da empresa, já que por meio da leitura de indicadores relevantes é possível ajustar a estratégia.
Tudo isso visando a sustentabilidade e a escalabilidade do seu negócio e, ainda, dando suporte para a expansão em médio e longo prazo.
Além disso, o uso das métricas possibilita mitigar riscos que são inerentes ao negócio SaaS, visto que cada passo será acompanhado pelos indicadores.
Por isso, se você quer saber mais sobre o assunto e entender as principais métricas, acompanhe o texto abaixo e tire suas dúvidas.
Tenha uma boa leitura.
O que são métricas SaaS?
As métricas SaaS são KPIs (Key Performance Indicator) que possibilitam o acompanhamento dos resultados obtidos nesse formato de negócios.
Já que atualmente, o desenvolvimento e a comercialização de funcionalidades de sistemas que são baseados em nuvem é um negócio lucrativo e que apresenta uma demanda crescente.
Isso justifica a necessidade de mensurar e tangibilizar os números possibilitando entender o impacto de um negócio SaaS para seus clientes e, principalmente, os resultados para você enquanto empreendedor.
Logo, algumas métricas são essenciais para entender como está a saúde do negócio, como a taxa de retenção de clientes.
Por que é importante mensurar essas métricas?
Utilizar as métricas de SaaS é primordial para que a evolução de um negócio seja acompanhada, possibilitando ajustar o rumo sempre que for necessário.
Além disso, entender quais são os pontos fortes, ou seja, aqueles que mais atraem os clientes para o seu negócio, e aqueles que necessitam de ajustes.
Por meio dos indicadores, é possível mensurar o impacto de cada ação ou de cada estratégia, de acordo com as soluções que são oferecidas pela sua empresa, de forma a obter resultados com maior relevância.
Para uma empresa que atua com o modelo de negócios SaaS, acompanhar todos os aspectos é essencial para se manter no mercado, possibilitando tomada de decisões estratégicas.
Quais são as métricas de SaaS?
Agora que você já sabe como é essencial acompanhar as métricas de SaaS, entenda quais são as principais e o que elas podem te mostrar sobre o seu negócio.
Então, continue acompanhando o texto e verifique.
Métricas de aquisição de clientes
As métricas de aquisição de clientes indicam o valor médio que é gasto em um negócio para obter novos clientes.
Entenda quais são as principais métricas relacionadas à aquisição de clientes, a seguir.
Custo de aquisição de clientes (CAC)
A primeira métrica mais conhecida é a CAC — Custo de Aquisição de Clientes, mensurá-la é essencial para o seu negócio.
Pois, ela é responsável por indicar qual será o custo que um negócio que atua no modelo SaaS terá para conseguir clientes.
O cálculo leva em consideração todos os valores que levaram a conseguir um cliente, como custos com marketing, vendedores, campanhas, entre outros.
Valor do tempo de vida do cliente (LTV)
Já a métrica LTV (Lifetime Value — Valor do Tempo de Vida), indica o valor financeiro que o cliente deixa durante toda a sua vida útil dentro do seu negócio.
Taxa de conversão de visitantes em leads
Já a taxa de conversão de visitantes em leads, é para acompanhar o percentual de visitantes que foram convertidos em leads.
Ou seja, em interessados pelos produtos e serviços oferecidos pela empresa.
Taxa de conversão de leads em clientes
No entanto, a taxa de conversão de leads em clientes, é uma métrica de SaaS para acompanhar o percentual de leads que fizeram negócios com a empresa.
Lead time de vendas
Pouco explorada, essa métrica é a chave para atingir os objetivos estratégicos nos prazos estipulados. Pois, ela mede o tempo médio para fechar as vendas.
Vale destacar que mesmo tendo altas taxas de conversão, se elas demoram para se cumprir existe um problema financeiro que a empresa terá que lidar enquanto aguarda as conversões acontecerem.
Por isso, medir e acompanhar essa métrica é essencial para o crescimento do negócio.
Métricas de uso e retenção
Já as métricas de uso e de retenção, servem para realizar o acompanhamento dos usuários, entendendo quanto os serviços/produtos estão atendendo às necessidades de seus clientes.
Diante disso, confira as principais métricas de SaaS, a seguir.
Taxa de churn
A taxa de churn, ou Churn Rate (Taxa de cancelamento), é a métrica responsável por acompanhar o percentual de clientes que desistem de fazer negócios com a empresa.
É essencial seu monitoramento porque a perda de um cliente, para um negócio de modelo SaaS, significa a perda de todo o LTV que retornaria para o empreendedor.
Receita recorrente mensal (MRR)
A métrica de SaaS de MRR (Monthly Recurring Revenue — Receita Recorrente Mensal) é a soma das receitas que foram pagas pela sua base de clientes mensalmente.
Ou seja, ela consiste em analisar os resultados obtidos e indicar a saúde financeira do seu negócio.
Receita anual recorrente (ARR)
Já a métrica ARR (Anual Recurring Revenue — Faturamento recorrente anual), faz o cálculo do faturamento obtido no ano pela empresa.
Ela considera os valores de novas vendas, mas também precisa considerar todos os cancelamentos (Churn Rate) para o mesmo período.
Taxa de engajamento do usuário
Essa métrica SaaS indica o percentual de engajamento do usuário com o seu produto SaaS durante o período de avaliação.
Métricas financeiras
No entanto, esse conjunto de métricas é utilizado para acompanhar a saúde financeira do seu negócio SaaS.
Por isso, conheça as principais abaixo.
Lucro bruto e líquido
O indicador de lucro bruto é voltado para produtividade do negócio, enquanto o lucro líquido indica quais foram os ganhos obtidos em determinado espaço de tempo.
O cálculo é feito após pagamento de despesas, dedução de impostos e custos operacionais.
Margem bruta e líquida
A margem líquida possibilita uma visão clara sobre como está o lucro da empresa, já a margem bruta, é sobre como está a rentabilidade dos produtos/serviços.
No entanto, essa não é uma visão relacionada ao negócio em sua totalidade, e sim sobre a performance dos produtos/serviços oferecidos.
Retorno sobre investimento (ROI)
Já o ROI (Return on Investment — Retorno sobre o investimento), é um dos indicadores mais conhecidos do mundo dos negócios.
Ele é responsável por mensurar os ganhos obtidos a partir de um investimento, principalmente em relação aos custos com divulgação e marketing em geral.
Ponto de equilíbrio
Já a métrica de SaaS de ponto de equilíbrio, representa o valor ideal de vendas para equilibrar os custos e os lucros.
Métricas operacionais
Por fim, temos as métricas operacionais, que são responsáveis por indicar como está o andamento de toda a operação.
Confira quais são elas, a seguir.
Tempo médio de resposta (TMR)
O indicador de TMR (tempo médio de resposta) é utilizado para acompanhar o tempo de resposta, seja de um incidente ou de um problema.
Tempo médio de resolução (MTTR)
E o indicador de MTTR (tempo médio de resolução) você deve utilizar para acompanhar o tempo médio em que o incidente foi solucionado.
Ou seja, são indicadores combinados, onde um acaba sendo dependente do outro.
E quando um está alto e o outro está baixo, é necessário analisar o motivo pelo qual está acontecendo.
Tempo médio de configuração
Já o indicador de tempo médio de configuração, é utilizado para mensurar a velocidade operacional para configurar produtos e serviços.
Tempo de atividade (uptime)
Por fim, temos a métrica de SaaS de tempo de atividade, que é conhecido como uptime.
Ele mensura o tempo de disponibilidade de todo o sistema de tecnologia da empresa, como servidores, sites, entre outros.
Como interpretar e usar as métricas de SaaS?
Como falamos anteriormente, acompanhar as métricas de SaaS do seu negócio permite entender como está a empresa em diferentes aspectos.
Dessa forma, não cabe uma análise individualizada das métricas, mas sim uma análise em conjunto.
Por exemplo, com base no que discutimos aqui, é possível concluir que o MRR e LTV maiores são mais interessantes para sua empresa.
Porém, quanto maior for a sua taxa de cancelamento (Churn) e seu CAC mais atenção você precisa ter para ajustar o que for necessário para sanar esse cenário.
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