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Negócios SaaS

Descubra as tendências e inovações no setor de SaaS que todo empreendedor deve conhecer

Escrito por Equipe Rafaela Campos
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12.06.2023 às 20:00

Escalando seu negócio para 1MM ARR

Descubra como aumentar a base de clientes de forma progressiva, mesmo em um cenário de concorrência acirrada e sem alto orçamento de vendas e marketing.

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O mercado SaaS está em constante evolução, onde as empresas que buscam aumentar o seu destaque no segmento devem se atentar às tendências para se colocar à frente da concorrência. 

Dessa forma, para quem possui um negócio SaaS é essencial entender como evoluir suas soluções, a partir das novidades e inovações que estão surgindo no mercado. 

Por isso, neste artigo, vamos explorar mais sobre as novidades que estão moldando o segmento das empresas SaaS.

Assim, você poderá se preparar em relação a elas para tirar o melhor proveito dessas oportunidades.

Então, continue a leitura e confira as tendências.

Quais são as tendências e as inovações que estão impactando o mercado SaaS? 

O mercado SaaS está recheado de novidades, por isso você precisa analisar as tendências e as estatísticas sobre as soluções que estão surgindo e entender como implementá-las em seus produtos. 

No entanto, é importante mencionar que tais mudanças são necessárias, visto que os clientes que consomem produtos SaaS estão em busca de mais agilidade.

Logo, acaba sendo uma excelente oportunidade de conseguir escalabilidade e a retenção de clientes, a partir de uma oferta de soluções inovadoras. 

Por isso, confira as principais tendências do mercado SaaS e entenda como você pode evoluir suas atuais soluções. 

Aumento da demanda por soluções SaaS

Nos últimos anos, houve uma procura crescente na demanda por soluções SaaS por parte de empresas, principalmente daquelas que estão investindo na transformação digital, como a migração para nuvem, por exemplo. 

Logo, essa é uma tendência que vai aumentar nos próximos anos. De acordo com novas estimativas divulgadas, o mercado mundial de SaaS deve crescer em até 27,5% até 2028, alcançando  US$ 716 bilhões.

Evolução do modelo de preços

O formato de precificação das empresas SaaS está evoluindo rapidamente, o que antes era um modelo de assinatura mensal (ou anual, em alguns casos), agora existe mais flexibilidade. 

Ou seja, as empresas estão oferecendo novos métodos de pagamento, aumentando a liberdade do cliente.

Um dos exemplos é o pay-per-use, que é o conceito de pagamento pelo uso e o value-based pricing, que é um modelo de precificação baseado no valor da solução. 

Integração com outras soluções

Com essa evolução do mercado, os clientes estão cada dia mais exigentes, buscando nos SaaS integração com outras ferramentas, de forma que seja possível criar uma “central de serviços”. 

Dessa forma, é possível ter diversos softwares funcionando em harmonia, tornando a vida dos usuários que consomem a solução mais prática e as atividades mais rápidas. 

Por isso, existe uma grande tendência na criação de “ecossistemas de soluções”, que são diversos softwares conectados entre si que atendem um nicho específico e que se consolidam como líderes de mercado.

Inteligência artificial e aprendizado de máquina

A Inteligência Artificial (IA) e o aprendizado de máquina são as novas tendências do mercado de tecnologia, e elas estão se tornando mais procuradas nas soluções SaaS. 

Pois possibilitam uma oferta personalizada para os usuários, uma comunicação entre softwares e usuários em 2 vias (2-way-street) e, também, permitem uma maior automatização das tarefas que são mais operacionais (e muito repetitivas). 

Aumento da concorrência

Dependendo do nicho, a competição no mercado SaaS existe e é muito acirrada, visto que as soluções SaaS possuem um baixo custo para investimento, tornando-se uma excelente oportunidade para empreender. 

Dessa forma, para conseguir destaque neste segmento é essencial oferecer soluções que sejam exclusivas com base em um posicionamento de mercado estratégico e que contem com uma experiência diferenciada para o cliente final. 

Aumento da necessidade de automação de processos

Devido aos avanços tecnológicos, a automação de processos e atividades se tornou uma necessidade, por isso cada dia mais empresas estão buscando soluções SaaS que facilitem suas rotinas e tarefas. 

Dessa forma, para os negócios SaaS, até mais do que em outros segmentos, é importante investir em soluções que possibilitem a automação de processos internos. 

Assim, é possível escalar o negócio com ativos de terceiros e aproveitar as vantagens que este modelo proporciona.

Preocupação com a segurança de dados

Uma das principais preocupações das empresas SaaS é com a segurança de dados, isso porque mais de 90% das informações armazenadas estão na nuvem.

E podem conter dados sensíveis que necessitam de cuidados adicionais, principalmente por conta da LGPD. 

Existem algumas medidas para garantir a segurança das informações, como: 

  • Criação de uma cultura de segurança;
  • Gerenciamento de colaboradores (treinamentos, entre outras ações);
  • Criptografia de dados;
  • Plano de contingência.

Necessidade de análise de dados em tempo real

Existe uma demanda muito grande no mercado para ter análises em tempo real, visando maior agilidade para ter respostas em relação aos problemas e resultados.

Além disso, é uma oportunidade para ter uma atuação mais estratégica no mercado, possibilitando a criação de soluções SaaS que ajudem em uma tomada de decisão com muito mais precisão. 

Dessa forma, essa é uma tendência que está chegando com tudo para os negócios SaaS e você precisa ficar atento a isso para não perder essa ótima oportunidade. 

Aumento da procura por SaaS Vertical

O conceito de SaaS Vertical é a criação de soluções dedicadas a um nicho específico, se tornando muito menos abrangente, atendendo quase uma demanda particular. 

Existem muitos segmentos do mercado que possuem demandas específicas, que não são atendidas (em sua totalidade) pelas soluções tradicionais. Por isso, o SaaS Vertical está se tornando uma tendência, e crescendo rapidamente. 

Abertura do mercado para os não codificadores

Atualmente, não basta para os clientes que as empresas SaaS atendam demandas variadas, ou até mesmo verticalizadas.

É necessário que seja fornecida uma solução que possibilite a criação de ecossistema digital, integrando processos e produtos. 

Esse é o ponto inicial para os empreendedores que estão em busca de aumentar o seu ROI (retorno sobre investimento). E uma das tendências que está possibilitando essa mudança é a oferta de soluções SaaS com código aberto. 

Outra tendência é a abertura do mercado para profissionais e empresários que não são da área de tecnologia. Nesse caso, pessoas que não sabem programar também podem empreender com produtos SaaS.

Pois, existem soluções de desenvolvimento de SaaS com baixa codificação (low-code) ou sem codificação (no-code). Dessa forma, é possível criar produtos ou serviços usando interfaces visuais e componentes pré-definidos, sem a necessidade de escrever código de maneira manual.

Adoção da métrica de eficiência de crescimento

Outra tendência para o mercado de empresas SaaS está relacionada com a adoção de métricas para mensurar a eficiência do crescimento no negócio. 

Ou seja, ela pode avaliar o tempo médio para que uma empresa desse segmento atinja a maturidade, com produtos consolidados no mercado, o que pode facilitar para você a manutenção do crescimento da organização, por exemplo. 

Aumento da importância do CX

Customer Experience (CX), que significa Experiência do Cliente, é um conceito que está sendo muito trabalhado nas empresas (não apenas nos negócios SaaS). 

Tudo isso para melhorar a relação entre o cliente e a empresa, visando que o usuário tenha uma experiência positiva. 

A importância do CX está diretamente relacionada com algumas métricas, como a retenção de cliente, fidelização e LTV, visto que usuários felizes são fiéis ao seu negócio, e tendem a consumir novas soluções. 

Por isso, investir na sua experiência, se torna cada dia mais importante. 

Como se preparar para o futuro do mercado de empresas SaaS?

O mercado de empresas SaaS está cada dia mais competitivo, e para conseguir reter e atrair clientes, é preciso que você entenda a demanda para sair na frente. Mas para isso, é preciso estar preparado. 

Então, confira algumas táticas para que você possa estruturar o seu negócio SaaS visando o sucesso. 

Fique atualizado com as tendências do mercado

Estar atento às tendências do mercado, bem como as mudanças nas necessidades dos clientes é o que pode te deixar à frente da concorrência. 

Dessa forma, além de estar atento a todas as novidades que estão surgindo, busque sempre entender as demandas do seu cliente, e como as suas soluções podem atender às suas necessidades, com inovação e exclusividade. 

Ofereça preços flexíveis

Com o aumento da concorrência e a evolução dos modelos de preços, as empresas SaaS precisam oferecer valores flexíveis para atender às necessidades dos clientes. 

Pois eles querem opções de preços que correspondam às suas expectativas e orçamento, bem como formas de pagamento que sejam compatíveis com a sua proposta de consumo. 

Integre sua solução com outras soluções

Para atender às necessidades dos clientes, você precisa integrar seu SaaS com outras soluções, de forma que o usuário tenha suas informações em um único lugar. 

Dessa forma, além de agregar valor à experiência do usuário com a solução, você está tornando suas rotinas mais simples e mais práticas. 

Ajudando a estabelecer uma relação de confiança e fidelidade do cliente com a sua empresa.

Invista em tecnologias de inteligência artificial e aprendizado de máquina

O investimento em Inteligência Artificial deixou de ser opcional e se tornou uma necessidade, principalmente para o empreendedor que está em busca de oferecer soluções inovadoras e personalizadas. 

Por isso, você precisa entender como funcionam as IAs e descobrir como integrá-las ao seu SaaS para oferecer soluções completas aos clientes.

Mantenha a segurança e a privacidade dos dados do cliente

Com o aumento da demanda por soluções SaaS, a segurança e a privacidade dos dados do cliente se tornaram uma preocupação cada vez maior. 

Diante disso, você precisa garantir que suas soluções sejam seguras e que os dados do cliente sejam protegidos contra qualquer tipo de ameaça externa.

Ofereça suporte ao cliente excepcional

O suporte ao cliente em empresas SaaS deve ser feito com excelência e agilidade, para que seja possível se destacar perante à concorrência. 

Além disso, é necessário realizar um atendimento que seja eficiente, prático e humanizado, de forma que o cliente tenha sua dúvida ou seu problema sanado, e tenha uma boa experiência com todo o processo. 

Desenvolva uma cultura centrada no cliente

Para se preparar para o futuro do mercado SaaS, é essencial que as empresas desenvolvam uma cultura de inovação centrada no cliente. 

Isso significa incentivar a criatividade e o pensamento fora da caixa, além de investir em pesquisa e desenvolvimento para encontrar novas soluções e melhorias no produto que estejam sintonizadas com os desejos e necessidades dos clientes.

Como aproveitar as tendências e as inovações?

Os empreendedores SaaS que buscam se destacar da concorrência, devem se atentar às tendências e principais inovações que estão surgindo, para evoluir suas soluções e oferecer uma experiência inovadora ao seu cliente. 

Além disso, ao contar com preços flexíveis, soluções integradas e inteligência artificial, você estará sempre um passo à frente dos seus concorrentes, e seus clientes ficarão cada dia mais fidelizados. 

Lembre-se de sempre se atualizar sobre as novidades do mercado e estar disposto a adaptar-se às mudanças em constante evolução para garantir que sua empresa esteja no topo.

Falando em tendências, não perca tempo, siga nosso Instagram e fique pode dentro de todas as novidades do mundo dos negócios SaaS.

Te vemos no próximo conteúdo.

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